Além disso

Memórias de Dunquerque

A evacuação das tropas aliadas de Dunquerque e das praias próximas em 1940 foi vista por alguns no governo britânico como uma grande conquista. Isso não foi totalmente compartilhado por Winston Churchill, que fez o comentário de que as guerras não eram vencidas quando as forças recuavam. No entanto, os que estavam no final da 'Operação Dínamo' - os homens nas praias e os 'barquinhos' que vieram para resgatá-los - passaram por uma experiência que ninguém esqueceria. O seguinte é do sargento Reginald King, RA. O então rei particular fazia parte da retaguarda de Dunquerque e passou suas últimas horas no continente europeu em uma torre de água nos arredores de De Panne, na Bélgica. Em 31 de maiost recebeu ordens de destruir todo o equipamento e seguir para Dunquerque.

“Depois de esperar um barco para nos pegar, um finalmente apareceu - e ficamos satisfeitos! Subimos a toupeira para embarcar no barco e, para nossa surpresa, descobrimos que o barco era 'HMS Worcester'. Com tantos de nós embarcando fazendo parte da Worcester RA e da infantaria Midland, parecia um sinal. A placa não durou muito, pois, sob a mira de armas, fomos voluntários por um lado por causa da superlotação e tivemos que descer para tomar nosso lugar em um pequeno barco. Estávamos constantemente sob ataque neste momento e foi com alívio que alcançamos o pequeno barco e conseguimos garantir alguns espaços. Não demorou muito, no entanto, antes de nós mesmos sermos empilhados, gostamos de sardinha - uma em cima da outra -, pois eles amontoavam o maior número possível de homens. Com os aviões nos batendo, foi com alívio que ouvimos alguém gritar que o barco tinha o máximo de capacidade. Assim que o último homem embarcou em nosso pequeno barco, o 'Worcester' desapareceu, ainda subindo nas brânquias. A única razão pela qual percebemos isso, no entanto, foi porque os alemães entraram e nos atacaram três vezes, mas depois avistaram o 'Worcester' e decidiram nos deixar em busca de um objetivo maior. De repente, percebemos que sair do 'Worcester' talvez fosse uma bênção disfarçada, não a sentença de morte que pensávamos ter sido proferida. Eles deram uma martelada no 'Worcester', quase afundando-a, e foi só mais tarde que soubemos que ela havia conseguido mancar de volta ao porto. Quanto a nós, quando começamos a nos sentir um pouco mais seguros, começamos a olhar em volta - o máximo que podíamos - e foi então que o cara ao meu lado viu que uma bala de Jerry havia atravessado sua mochila. Percebi então que um pedaço do calcanhar de uma das minhas botas havia sido arrancado.

Apenas alguns anos depois fui informado de que o barco em que voltei era o 'Sundowner' e que ela só carregava no máximo 21 passageiros. Eu fui um dos 130 homens que ela trouxe de volta naquele dia. Também a bordo, surpreendentemente no Inferno que era Dunquerque, estavam meu melhor amigo, o sargento major Jack Hunt, Gunner Sampson e Gunner Cambridge, todos nós de Malvern, em Worcestershire. A viagem durou 11 horas e o barco parecia estar desviando dessa maneira e isso e a maioria de nós homens estávamos doentes. Como estávamos em cima do outro, você pode imaginar a bagunça.

Aterrissamos na noite de sábado, 1º de junhost no porto de Ramsgate. Fomos levados do 'Sundowner' para um trem esperando na estação Ramsgate. Foi lá que nos disseram para dormir um pouco, que o trem não estava indo a lugar algum, pois provavelmente seríamos enviados de volta a Calais no dia do ninho. Só nos disseram de manhã cedo que essa idéia havia sido abandonada.

Foi muito emocionante para mim, anos depois, poder visitar a 'Sundowner' no porto de Ramsgate e me maravilhar com o tamanho dela, e me perguntar como diabos ela conseguiu colocar tantos de nós em um espaço tão pequeno ”.